Lista de repertório, limites de tempo, figurinos e adereços

Lista de Repertório Clássico:

Para participar da categoria de Ballet Clássico, participantes devem selecionar uma variação da Lista de Repertórios abaixo. Esta lista foi aprovada pela maioria dos jurados. Se o participante escolher uma variação fora da lista, fica a critério de cada júri decidir se a variação escolhida é adequada para a idade e condições físicas do estudante. Se o estudante for selecionado para a final em Nova York com uma variação não listada, os juízes podem requerer que ele troque sua variação por uma aprovada.

IMPORTANTE:

A variação GAMZATI TEMPLE (N. Makarova) NÃO é aceita (nossos juízes podem diminuir sua nota se insistir em apresentar dessa variação.

A variação FILHA DO FARAÓ não deve ser apresentada em nenhuma Semifinal Europeia.

Nas Semifinais Europeias, cada solista pode apresentar no máximo duas variações e dois solos contemporâneos.

 

PRE-COMPETITIVE:

Pelas regras do YAGP, é permitido aos professores de estudantes pre-competitive fazer pequenas alterações na peça original a fim de adaptar a coreografia ao  nível técnico do estudante. Porém, se forem feitas alterações significativas, a peça será considerada como Contemporâneo ou Solo Livre.

 

JUNIOR

Em cada categoria nossos jurados avaliam as apresentações considerando as idades. Nós recomendamos que nossos solistas Junior escolham variações apropriadas a sua idade e capacidade física.

 


 

CATEGORIA PRE-COMPETITIVE

Ballet  (Coreógrafo)

• Coppelia (A. St. Leon) 1st Act Variation


• Don Quixote (M. Petipa) Cupid Variation


• Fairy Doll (S. Legat)


• Flower Festival at Genzano (A. Bournonville) Pas de Deux Variations


• Giselle (J. Perrot, J. Coralli) Peasant Pas de Deux Variations


• Graduation Ball (D Lichine) Pas de Deux variation

• Harlequinade (M. Petipa) Pas De Deux Variations


• La Bayadere (M. Petipa) Three Shade Variations


• La Fille Mal Gardee (B. Nijinska, D. Romanoff) Pas de Deux Variations


• Le Corsaire (M. Petipa) Odalisque Variations


• Paquita (M. Petipa) All Variations (except Principal Variations)


• Raymonda (M. Petipa) All Variations (except Principal Variations)


• Swan Lake (M. Petipa, L. Ivanov) Pas de Trois Variations


• The Flames of Paris (V. Vainonen) Pas de Deux Variations


• The Sleeping Beauty (M. Petipa) Variations of Fairies, Blue Bird Pas de Deux 

 

É permitido aos participantes Pre-Competitive efetuarem leves modificações nas variações acima a fim de adaptá-las a sua habilidade técnica.

 

CATEGORIA JUNIOR

Ballet  (Coreógrafo)

• Coppelia (A. St. Leon) Pas de Deux and all Variations


• Diana & Acteon (A. Vaganova) Pas de Deux and Variations


• Don Quixote (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• Fairy Doll (S. Legat)


• Flower Festival at Genzano (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations 

• Giselle (J. Perrot, J. Coralli) Variation of Giselle, Act I Peasant Pas de Deux and 

Variations, Pas de Deux Variations from Act I

• Graduation Ball (D Lichine) Pas De Deux variation


• Harlequinade (M. Petipa) Pas De Deux and Variations


• La Bayadere (M. Petipa) Three Shade Variations, Act III; Gamzatti Variation, Pas de Deux and Variations, Bronze Idol, Nikia Variation  - A variação de Nikia não é aceita na competição, a não ser que mais curta que 2m30 


Observe que: Variação de Gamzatti (N. Makarova) – NÃO será aceita (banca de jurados vai reduzir a nota)

• La Esmeralda (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• La Fille Mal Gardee (B. Nijinska, D. Romanoff) Pas de Deux and all Variations


• La Sylphide (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations


• Laurencia (V. Chabukiani)


• Le Corsaire (M. Petipa) Pas d'Esclave and Variations, Odalisque Variations, Jardin Anime, Act III Pas de Deux and Variations


• Les Sylphides/Chopiniana (M. Fokine) Male and Female Mazurkas, Waltz # 7 and Waltz # 11, Prelude


• Napoli (A. Bournonville) Pas de Six and all Variations


• Paquita (M. Petipa) All Variations (Observe que: Etoile de Paquita não será aceita na competição, a não ser que mais curta do que 2m30 

• Raymonda (M. Petipa) All Variations

• Satanella (M. Petipa) Pas de Deux and Variations


• Swan Lake (M. Petipa, L. Ivanov) Pas de Trois and Variations, Odette's Variation, Act II

• The Awakening of Flora (M Petipa_ variations


• The Flames of Paris (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Nutcracker Suite (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Sleeping Beauty (M. Petipa) Variations of Fairies, Aurora Variations from Act I and Act II (mais curtas que 2m30), Blue Bird Pas de Deux and Variations, Weding Pas de Deux and Variations. Variação de Aurora do 1o ato não será aceita na competição (a não ser que mais curta do que 2m30) 

• The Cavalry Halt (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations 

• The Talisman (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations 


 

CATEGORIA SENIOR

Ballet  (Coreógrafo)

• Coppelia (A. St. Leon) Pas de Deux and all Variations


• Diana & Acteon (A. Vaganova) Pas de Deux and Variations


• Don Quixote (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• Fairy Doll (S. Legat)


• Flower Festival at Genzano (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations


• Giselle (J. Perrot, J. Coralli) Variation of Giselle, Act I Peasant Pas de Deux, Pas de Deux Variation from Act II


• Graduation Ball (D Lichine) Pas De Deux Variations

• Grand Pas Classique (V. Gsovsky) Pas de Deux and all Variations


• Harlequinade (M. Petipa) Pas De Deux and Variations


• La Bayadere (M. Petipa) Three Shade Variations, Act III; Gamzatti Variation, Pas de Deux and Variations, Bronze Idol, - A variação de Nikia não é aceita na competição, a não ser que mais curta que 2m30. Variação de Gamzatti (N. Makarova) – NÃO será aceita (banca de jurados vai reduzir a nota). 

• La Esmeralda (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• La Fille Mal Gardee (B. Nijinska, D. Romanoff) Pas de Deux and all Variations


• La Sylphide (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations


• Laurencia (V. Chabukiani)


• Le Corsaire (M. Petipa) Pas d'Esclave and Variations, Odalisque Variations, Jardin Anime, Act III Pas de Deux and Variations


• Les Sylphides/Chopiniana (M. Fokine) Male and Female Mazurkas, Waltz # 7 and Waltz # 11, Prelude


• Napoli (A. Bournonville) Pas de Six and all Variations


• Paquita (M. Petipa) All Variations (Etoile de Paquita não será aceita na competição, a não ser que mais curta que 2m30) 

• Raymonda (M. Petipa) All Variations


• Satanella (M. Petipa) Pas de Deux and Variations


• Swan Lake (M. Petipa, L. Ivanov) Pas de Trois and Variations, Odette's Variation, Act II Black Swan Pas de Deux and Variations


• The Awakening of Flora (M. Petipa) variations

• The Flames of Paris (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Nutcracker Suite (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Sleeping Beauty (M. Petipa) Variations of Fairies, Aurora Variations from Act I and Act II (mais curtas que 2m30), Blue Bird Pas de Deux and Variations, Weding Pas de Deux and Variations. Variação de Aurora do 1o ato não será aceita na competição (a não ser que mais curta que 2m30) 

• The Cavalry Halt (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations 

• The Talisman (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• Walpurgis Nacht (L. Lavrovsky) Pas de Deux and Variations. 

 

As variações listadas abaixo só podem ser apresentadas com autorização expressa dos portadores do direito autoral, permitindo que sejam apresentadas no Youth America Gran Prix – nas Regionais, Final ou Galas produzidas pelo YAGP

 

  • Etudes (H.Lander) Variação Ballerina – APENAS A CATEGORIA SENIOR FEMININA (exceto nas semifinais europeias) 

  • Todas as coreografias de Frederick Ashton


 

LIMITE DE TEMPO

  • Variação clássica, Solo Contemporâneo ou Livre – máximo 2 minutos e 30 segundos – (2m30)

  • Conjuntos:

    • Pas de Deux clássico – máximo 6 minutos (apenas Adágio e Coda)

    • Pas de Deux contemporâneo – máximo 3 minutos e 30 segundos (3m30)

    • Duo ou trio – máximo 2 minutos e 45 segundos (2m45)

    • Conjuntos de 4 a 9 participantes – máximo 3 minutos e 30 segundos (3m30)

    • Conjunto com mais de 10 participantes – máximo 5 minutos


USO DE ADEREÇOS

OS TEATROS podem restringir o uso de adereços

  • O uso de adereços é por conta e risco do participante. O YAGP não se responsabiliza por acidentes causados por qualquer adereço que o participante deseje usar.

  • YAGP não provê local de armazenamento de adereços.

  • A colocação e retirada dos adereços do palco é de responsabilidade do participante, o YAGP não auxilia. Depois da apresentação, o palco deve estar limpo para a próximo número. Caso isto não ocorra, o grupo responsável será desclassificado.

  • YAGP não se responsabiliza por qualquer adereço perdido ou danificado.

  • O uso de adereços na Final só será permitido com a autorização do Escritório de Produção do YAGP, com antecedência de pelo menos três semanas antes do inicio da Final. Envie um e-mail a production@yagp.org com o seguinte título: “Props usage request – YAGP Finals” (pedido de uso de adereço – Final do YAGP).

  • O YAGP não oferece nenhuma assistência na remessa de adereços antes ou depois da competição.

  • Gostaríamos de lembrar a participantes, pais, professores e diretores que o espaço dos bastidores é limitado, e adereços podem não caber no espaço.

  • Pedimos a coreógrafos que respeitem esta situação durante a criação de suas peças e limitem o uso de adereços  ao mínimo possível.


 

© 2019  YOUTH AMERICA GRAND PRIX BRASIL