DANIELA SEVERIAN

A Bailarina

Severian nasceu em São Paulo, Brasil. Estudou balé clássico com grandes mestres como Camilla Pupa, Jane Blauth e Ismael Guiser. Técnicas contemporâneas como Graham e Duncan estudou com Ruth Rachou e Lori Belilove respectivamente. Estudou música no Instituto Normal de música Mieko Miaciro e atuação no Conservatório de Artes Dramáticas Emilio Fontana.

Obteve o “Primeiro Prêmio” no Encontro Nacional de Dança – ENDA em São Paulo, no Festival de Dança de Joinville em Santa Catarina e no Concurso Nacional de Ballet e Coreografia – C.B.D.D. no Rio de Janeiro. Foi ganhadora da “Medalha de Prata” no Seminário de Dança de Brasília, “Medalha de Bronze” no 1° Kwanju International Ballet Competition na Coréia e o “Primeiro Prêmio” e a “Medalha de Ouro” no Septième Concours de Danse de Paris na França. 

Severian também conquistou títulos como: “Melhor Bailarina Clássica” no Concurso Nacional de Dança e Coreografia – Rio de Janeiro; “Bailarina Revelação” no Festival de Dança de Joinville - Santa Catarina; “Personalidade do Ano” através de investigação realizada entre personalidades do meio da Dança – São Paulo; e “A Melhor Bailarina” (escolhida pelo público entre renomadas estrelas internacionais da atualidade) na Gala des Etoíles – Budapeste, Hungria.

Em 1993 trabalhou como solista da “F. Bujones Brazil” compania dirigida por Fernando Bujones em São Paulo. De 1994 a 2007 foi Bailarina Principal” do Staatstheater Wiesbaden, Alemanha sob direção de Ben van Cauwenbergh e de 2007 a 2008 sob direção de Stephan Thoss, onde trabalhou com grandes figuras da Dança Internacional como: Patricia Neary, Maya Plissetskaya, Heinz Spörli, Valery Panov, Stjin Celis, Jean Reanshaw, James Southerland, entre outros. De 1999 a 2000, trabalhou como Principal Artista Convidada no Aalto Theater Essen, Alemanha sob a direção de Martin Putke. E de 2001 a 2002, trabalhou como Bailarina Principal da CNB – Companhia Nacional de Bailados em Lisboa, Portugal sob direção de Mark Jonkers.

Atuou como partner de Fernando Bujones e José Manuel Carreño (American Ballet Theatre), Rolando Sarabia (Ballet Nacional de Cuba), Rasta Thomas (Bad Boys Company), Andrey Merkuriev (Kirov Ballet), François Petit (Zurich Ballet), Eric Quillére (Ópera de Paris), Carlos Pinillos (Companhia Nacional de Bailados), Dimitrj Simkin e Goyo Montero (Ballett Wiesbaden), Carlos Acosta (Royal Ballet), Marcelo Misaelidis (Teatro Municipal do Rio de Janeiro), entre outros.

Também foi bailarina convidada das mais importantes noites de gala internacionais como: "Gala des Etoíles" em Montreal; "The Stars of the 21st Century" em Nova York e Toronto; "World Stars at the Opera" em Budapeste; “Roberto Bolle and Friends” em Ravenna e Milão; "Tribute to Nureyev" em Bologna; “World Ballet Stars” em Donetsk e Kiev; e "Stars at the Opera" em Praga, entre outras.  

Severian estrelou em papéis principais como convidada junto de importantes companhias como: Cisne Negro Cia de Dança e Teatro Municipal do Rio de Janeiro no Brasil, Introdans na Holanda, Aalto Theater Essen na Alemanha e Fondazione Arena di Verona na Itália.

Seu repertório inclui os papéis principais e de destaque em Muié Rendeira de Dalal Achcar; Copéila de Alicia Alonso; Appollon Mussagette, Who Cares?, e Tema e Variação de George Balanchine; Raymonda de Fernando Bujones; Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Giselle e Homage à Jaques Brel de Ben van Cauwenbergh; Romeu e Julieta de John Cranko; A Bela Adormecida de Maria Grazia Garofoli; Études de Harald Lander; Três Irmãs de Valery Panov; Don Quixote, O Quebra Nozes, A Bela Adormecida, O Corsário e Paquita de Marius Petipa; Notre Dame de Paris de Roland Petit; Sin un Amor de Marco Antonio Silva; Atem de James Southerland; La Fille Mal Gardeé e Sonhos de uma Noite de Verão de Heinz Spörli; A Sagração da Primavera de Jean Renshaw; Marry Christmas, Figures Fugitives e No Cha Cha Cha de Stephan Thoss, entre outros.

Ben Van Cauwenbergh criou para Severian: Carmen/Bolero, Suddenly Last Summer, O Quebra Nozes, A Dama das Camélias, Don Quixote e Non, je ne regrette rien. James Southerland: Fifth Position e Atem. Jean Renshaw: A Sagração da Primavera. Stjin Celis: Feed the Bird. E Dimitri Simkin: Lichtgebet.

Em 2001, o fotógrafo Augusto Alves Da Silva publicou um livro de fotos de Severian e Carlos Pinillos sob o título de "2". Este trabalho também foi exibido em uma exposição em Lisboa.

Em 2017 atuou como convidada especial como personagem principal no espetáculo H.U.L.D.A. em comemoração dos 40 anos de existência da Cisne Negro Cia. de Dança, com direção de Jorge Takla, coreografia de Danny Bittencourt e Rui Moreira e música de André Mehmari. 


 

A Professora

Além de sua experiência professional como bailarina, Severian vem aprofundando seu conhecimento em dança, educação e metodologia, bem como em outras disciplinas que envolvem o estudo do corpo.  De 2004 a 2007, estudou a metodologia dos três primeiros anos da Escola Russa de Ballet “Vaganova” com a Senhora Ursula Borrmann em Wiesbaden, Alemanha. Em 2006, participou do curso "Anatomy of Movement" – Tanz Medizin Deutschland (Ta MeD) (Anatomia do Movimento regulado pelo instituto de Medicina da Dança da Alemanha) com Andrea Popp e Andreas Lucke em Frankfurt, Alemanha. Severian também estudou Pilates de acordo com o método "Bodymotion" em Colonia, Alemanha. Em 2014 estudou os dois primeiros anos da metodologia cubana de ballet da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba com Ramona de Sá e Niurka Naranjo em São Paulo. Desde 2016 Severian é Bacharel em Dance Education pela faculdade de dança da Royal Academy of Dance de Londres, Inglaterra.

Como mestra Severian tem sido convidada para ministrar aulas de ballet em renomadas escolas e companhias de dança como: Ilusão e Vida Companhia de Dança, São Paulo - Brasil (2002, 2010 e 2015); Centro de Dança O Porto, Porto - Portugal (2003 e 2006); diferentes escolas de importância em Tóquio, Osaka e Kanazawa - Japão (2006); Piradança Dance Festival, Piracicaba - Brasil (2010); São Paulo Cia. de Dança, São Paulo - Brasil (2010, 2011 e de 2014); Especial Academia de Ballet, São Paulo - Brasil (2017); Grupo Corpo (2017 em apresentação em São Paulo) e Cisne Negro Cia de Dança (2015, 2016, 2017 e 2019).

Em 2016 e 2017 Severian ministrou aulas para Thiago Soares, Primeiro Bailarino do Royal Ballet de Londres. E em 2017 atuou como professora e coach de jovens talentos no Youth American Grand Prix – YAGP Brazil Summer Course.

Severian tem sido requisitada para compor o corpo de jurados em diversas competições e festivais de dança como: Prêmio Paulista de Dança - 2016, 2017 e 2019 em São Paulo; Passo de Arte – 2019 em Indaiatuba; Triad Prêmio de Dança – 2019 em Itatiba; e Santos Dance Festival/Seletiva para o Tanzolymp Berlim 2020 – 2019 em Santos.

 

A Coreógrafa

Em 2007, coreografou para o Ballet do Staatstheater Wiesbaden junto a Demis Moretti uma obra intitulada ...that night. Em 2015 criou [Encontros] e em 2019 Cinco Minutos para a Companhia Estável de Dança de Piracicaba (Cedan). Em 2015 atuou como coreógrafa da obra Nirvana para o 2° Ateliê Internacional de Dança produzido pela São Paulo Cia de Dança na cidade de Piracicaba. Em 2016 criou o dueto Last Minute para Gabriela Ganann (ex-solista da Deutsche Oper am Rhein na Alemanha) e Ruben Barreto (graduado pela Escola Superior Rosella Hightower na França).

© 2019  YOUTH AMERICA GRAND PRIX BRASIL