YAGP BRASIL 2021 / 22

SELETIVA 2022 & CURSO DE VERÃO

CATEGORIA PRE-COMPETITIVE

 

Ballet  (Coreógrafo)

• Coppelia (A. St. Leon) 1st Act Variation


• Don Quixote (M. Petipa) Cupid Variation


• Fairy Doll (S. Legat)


• Flower Festival at Genzano (A. Bournonville) Pas de Deux Variations


• Giselle (J. Perrot, J. Coralli) Peasant Pas de Deux Variations


• Harlequinade (M. Petipa) Pas De Deux Variations


• La Bayadere (M. Petipa) Three Shade Variations


• La Fille Mal Gardee (B. Nijinska, D. Romanoff) Pas de Deux Variations


• Le Corsaire (M. Petipa) Odalisque Variations


• Paquita (M. Petipa) All Variations (except Principal Variations)


• Raymonda (M. Petipa) All Variations (except Principal Variations)


• Swan Lake (M. Petipa, L. Ivanov) Pas de Trois Variations


• The Flames of Paris (V. Vainonen) Pas de Deux Variations


• The Sleeping Beauty (M. Petipa) Variations of Fairies, Blue Bird Pas de Deux

 

É permitido aos participantes Pré-competitive efetuarem leves modificações nas variações acima a fim de adaptá-las a sua habilidade técnica

 

CATEGORIA JUNIOR

 

Ballet  (Coreógrafo)

• Coppelia (A. St. Leon) Pas de Deux and all Variations


• Diana & Acteon (A. Vaganova) Pas de Deux and Variations


• Don Quixote (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• Fairy Doll (S. Legat)


• Flower Festival at Genzano (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations

• Giselle (J. Perrot, J. Coralli) Variation of Giselle, Act I Peasant Pas de Deux and

Variations, Pas de Deux Variations from Act II


• Harlequinade (M. Petipa) Pas De Deux and Variations


• La Bayadere (M. Petipa) Three Shade Variations, Act III; Gamzatti Variation, Pas de

Deux and Variations, Bronze Idol, Nikia Variation  - A viariação de Nikia nao é aceita na competição, a não ser que mais curta que 2:30 
Observe que: Variação de Gamzatti (N. Makarova) – NÃO será aceita (banca de jurados vai reduzir a nota).

• La Esmeralda (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• La Fille Mal Gardee (B. Nijinska, D. Romanoff) Pas de Deux and all Variations


• La Sylphide (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations


• Laurencia (V. Chabukiani)


• Le Corsaire (M. Petipa) Pas d'Esclave and Variations, Odalisque Variations, Jardin

Anime, Act III Pas de Deux and Variations


• Les Sylphides/Chopiniana (M. Fokine) Male and Female Mazurkas, Waltz # 7 and

Waltz # 11, Prelude


• Napoli (A. Bournonville) Pas de Six and all Variations


• Paquita (M. Petipa) All Variations (Observe que: Etoile de Paquita não será aceita na competição, a não ser que mais curta que 2:30minutos

• Raymonda (M. Petipa) All Variations

• Satanella (M. Petipa) Pas de Deux and Variations


• Swan Lake (M. Petipa, L. Ivanov) Pas de Trois and Variations, Odette's Variation,

Act II


• The Flames of Paris (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Nutcracker Suite (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Sleeping Beauty (M. Petipa) Variations of Fairies, Aurora Variations from Act I

and Act II (mais curtas que 2:30 minutos), Blue Bird Pas de Deux and Variations, Weding Pas de Deux and Variations. (Observe que : Variação de Aurora do 1o ato não será aceita na competição (a não ser que mais curta que 2:30 minutos)

• The Cavalry Halt (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations

• The Talisman (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations

 

CATEGORIA SENIOR

 

Ballet  (Coreógrafo)

• Coppelia (A. St. Leon) Pas de Deux and all Variations


• Diana & Acteon (A. Vaganova) Pas de Deux and Variations


• Don Quixote (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• Fairy Doll (S. Legat)


• Flower Festival at Genzano (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations


• Giselle (J. Perrot, J. Coralli) Variation of Giselle, Act I Peasant Pas de Deux, Pas de

Deux Variation from Act II


• Grand Pas Classique (V. Gsovsky) Pas de Deux and all Variations


• Harlequinade (M. Petipa) Pas De Deux and Variations


• La Bayadere (M. Petipa) Three Shade Variations, Act III; Gamzatti Variation, Pas de

Deux and Variations, Bronze Idol, - A variação de Nikia nao é aceita na competição, a não ser que mais curta que 2:30 
Observe que: Variação de Gamzatti (N. Makarova) – NÃO será aceita (banca de jurados vai reduzir a nota).

• La Esmeralda (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• La Fille Mal Gardee (B. Nijinska, D. Romanoff) Pas de Deux and all Variations


• La Sylphide (A. Bournonville) Pas de Deux and all Variations


• Laurencia (V. Chabukiani)


• Le Corsaire (M. Petipa) Pas d'Esclave and Variations, Odalisque Variations, Jardin

Anime, Act III Pas de Deux and Variations


• Les Sylphides/Chopiniana (M. Fokine) Male and Female Mazurkas, Waltz # 7 and

Waltz # 11, Prelude


• Napoli (A. Bournonville) Pas de Six and all Variations


• Paquita (M. Petipa) All Variations (Observe que: Etoile de Paquita não será aceita na competição, a não ser que mais curta que 2:30minutos


• Pharaoh’s Daughter (P. LaCotte) All Variations


• Raymonda (M. Petipa) All Variations


• Satanella (M. Petipa) Pas de Deux and Variations


• Swan Lake (M. Petipa, L. Ivanov) Pas de Trois and Variations, Odette's Variation,

Act II Black Swan Pas de Deux and Variations


• The Flames of Paris (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Nutcracker Suite (V. Vainonen) Pas de Deux and Variations


• The Sleeping Beauty (M. Petipa) Variations of Fairies, Aurora Variations from Act I

and Act II (mais curtas que 2:30 minutos), Blue Bird Pas de Deux and Variations, Weding Pas de Deux and Variations. (Observe que : Variação de Aurora do 1o ato não será aceita na competição (a não ser que mais curta que 2:30 minutos)

• The Cavalry Halt (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations

• The Talisman (M. Petipa) Pas de Deux and all Variations


• Walpurgis Nacht (L. Lavrovsky) Pas de Deux and Variations.

 

As variações listadas abaixo só podem ser apresentadas com autorização expressa dos portadores do direito autoral, permitindo que sejam apresentadas no Youth America Gran Prix – nas Regionais, Final ou Galas produzidas pelo YAGP

 

  • Etudes (H.Lander) Variação Ballerina – APENAS A CATEGORIA SENIOR FEMININA

  • Todas as coreografias de Frederick Ashton

 

 

LIMITE DE TEMPO

  • Variação clássica, Solo Contemporâneo ou livre – máximo 2 minutos e 30 segundos – (2:30)

  • Conjuntos:

    • Pas de Deux clássico – máximo 6 minutos (apenas Adágio e Coda)

    • Pas de Deux contemporâneo – máximo 3 minutos e 30 segundos (3:30)

    • Duo ou trio – máximo 2 minutos e 45 segundos (2:45)

    • Conjuntos de 4 a 9 participantes – máximo 3 minutos e 30 segundos (3:30)

    • Conjunto com mais de 10 participantes – máximo 5 minutos (5;00)

 

USO DE ADEREÇOS

  • O uso de adereços é por conta e risco do participante. O YAGP não se responsabiliza por acidentes causados por qualquer adereço que o participante deseje usar

  • YAGP não provê local de armazenamento a adereços

  • A colocação e retirada dos adereços do palco é de responsabilidade do participante, o YAGP não auxilia.

  • YAGP não se responsabiliza por qualquer adereço perdido ou danificado

  • O YAGP não oferece nenhuma assistência na remessa de adereços antes ou depois da competição

  • Gostaríamos de lembrar a participantes, pais, professores e diretores que o espaço dos bastidores é limitado, e adereços podem não caber no espaço.

  • Pedimos a coreógrafos que respeitem esta situação durante a criação de suas peças e limitem o uso de adereços  ao mínimo possível

 

PREMIAÇÕES:

  • Os vencedores das categorias clássico e contemporâneo podem ser anunciados juntos ou separados, seguindo a determinação do júri.

  • Todas  as categorias etárias, masculino e feminino irão competir separadamente a menos que a categoria masculina tenha menos de 6 inscritos. Neste caso, por uma questão de logística masculino e feminino irão competir juntos, mas um prêmio ao melhor bailarino será entregue por determinação do júri

  • O Grand Prix é oferecido ao melhor participante da categoria Senior

  • O Jovem Grand Prix é oferecido ao melhor participante da categoria junior

  • O premio HOPE é oferecido ao melhor participante da categoria Pre-competitive. Estes prêmios são oferecidos a bailarinos que pelo consenso do júri, se apresentaram melhor que os demais bailarinos de sua faixa etária

  • Ao júri é reservado o direito de não oferecer todos os prêmios anunciados

  • A decisão do JURI é soberana

 

PONTUAÇÃO:

O sistema de pontuação consiste em 2 elementos – artístico e técnico – e é avaliado no sistema de 100 pontos. Cada pontuação de um juiz é a média entre a marca artística e técnica (há de 3 a 5 juízes em cada regional, todos de diferentes lugares). Alem da pontuação da performance os juízes podem ou não incluir comentários na folha de pontuação a fim de ajudar o participante em seu treinamento. A pontuação é ajustada ao nível técnico de cada participante.

 

FOLHA DE PONTUAÇÃO estarão disponíveis aos participantes imediatamente após a Cerimônia de Premiação na maioria das localidades. Em localidades onde a entrega das folhas será feita de uma forma diferente, todos serão avisados durante a competição e cerimonia de encerramento.

ATENÇÃO: se você não pretende retirar a Folha de Pontuação, por favor traga ao balcão de Inscrição do YAGP um envelope selado e endereçado a você para que possamos enviar pelo correio.

 

ENSAIOS DE PALCO

  • Mantendo o formato da Final do YAGP e a fim de que todos estejam preparados para tal, não haverá ensaio de palco. Apenas marcação a ser feita conjuntamente por todos os bailarinos ou conjuntos da bateria, nos 20 minutos que antecedem ao início da bateria

 

 

 

SELEÇÃO PARA A FINAL DO YAGP

 

  • IMPORTANTE: devido as restrições vigentes para viagens internacionais impostas pela Pandemia, ainda não sabemos se a Final do YAGP irá ocorrer nos EUA conforme planejado (de 13 a 20 de abril de 2022 na Cidade de Tampa, Flórida), ou até se poderemos viajar.
     

  • A divulgação dos selecionados a Final e bolsas de estudo será divulgada on line no dia 30/01/2022 em horário a confirmar
     

  • Estamos vivendo momentos estranhos a tudo que já vivemos até hoje, e por isto as vezes não podemos realizar o evento da forma como gostaríamos. Devido as restrições a viagens internacionais, os representantes do YAGP não poderão estar fisicamente conosco.

  • Como será o processo seletivo este ano? Durante a Seletiva nosso juri selecionará os 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria com notas acima de 95 – estes já estarão convidados a final. No dia 23, durante o Round Final, iremos filmar todos os bailarinos.. Estes vídeos serão enviados a direção geral do YAGP em NY, que convidará mais bailarinos para a Final e para bolsas de estudo no dia 30/01/22– por favor não esqueçam que mais importante que ir a final é ganhar uma bolsa de estudos!

 

 

  • SEMI FINAIS REGIONAIS: para participar da Final, bailarinos devem ter pontuação mínima de 95 no solo clássico. A critério dos juízes, solistas que não pontuaram 95 ou mais, podem ser convidados para participar da Final.

  • POR FAVOR OBSERVEM QUE receber nota de 95 ou mais no solo contemporâneo NÃO qualifica o estudante para a final

  • SELEÇÃO POR VIDEO. Para participar da final, bailarinos devem ter sido selecionados pelo júri do YAGP por vídeo. Não é permitido ao bailarino que participou de uma seletiva física, tentar seleção por vídeo e vice e versa

  • Conjuntos são convidados para a final pela decisão do juri. Para serem aceitos a final devem ter uma pontuação mínima de 95

  • Receber 1o, 2o ou 3o lugar em uma Semi-Final não garante a seleção para a final, visto que estas premiações são relativas. Por exemplo: se um bailarino recebe 1o, 2o ou 3o lugar mas não atingiu a pontuação mínima de 95 ele não está qualificado a participar da Final

 

PARA BAILARINOS da CATEGORIA PRE-COMPETITIVE:

 

  • Na categoria Pre Competitive, os bailarinos são qualificados se receberem a pontuação mínima de 95. OBSERVEM QUE apenas as peças que receberam uma nota mínima de 95 serão qualificados para a Final. Se um estudante receber nota acima de 95 em mais de uma peça, deve selecionar no máximo DUAS peças – 1 clássica e 1 contemporânea para apresentar na Final

 

PARA BAILARINOS DA CATEGORIA JUNIOR E SENIOR

 

  • Uma vez aprovados em uma Semi-final o estudante DEVE obrigatoriamente se inscrever com 1 variação e um solo contemporâneo

  • É recomendável que o participante se inscreva na Final com o mesmo solo que foi qualificado na Semi-final. Entretanto não é obrigatório, é possível escolher outra variação da lista de Repertório Clássico

 

DA VIAGEM A FINAL:

A fim de organizar e dar um melhor atendimento a todos os selecionados, solicitamos que todos comprem a viagem através da Estilo Turismo. Não será um pacote fechado: haverá opções para os que desejam ficar mais ou menos tempo.

Apenas aos que viajarem com a Delegação, iremos oferecer, studios para ensaios, coach individual, aulas de aquecimento e toda a assistência antes, durante e depois da viagem ESTILO TURISMO (11) 2609 1909 / (11) 99179 8400 – katty@estiloturismo.com.br