ANDREJA PICON

É professora registrada na Royal Academy of Dance (London, 2011), onde completou sua formação como bailarina e é membro RAD desde 1996.

 

Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino).

 

É graduanda e Mestre em Educação Física pela EEFE – USP;

 

Doutora em biomecânica pela Faculdade de Medicina da USP,

 

Pós-doutora pela Engenharia Biomédica Poli (estudos da postura humana) e FMUSP (grupo de pesquisa em biomecânica da dança), onde atua como pesquisadora, com inúmeros artigos publicados.

 

Atua há mais de 20 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de vários bailarinos. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento.

 Workshop: Mitos e Verdades no Ballet Clássico e Dança Contemporânea

  1. Descrição: Este workshop abordará como a ciência tem ajudado a técnica clássica e as contemporâneas a melhor embasarem alguns aspectos de suas tradições, como um melhor entendimento do "en dehors", o uso correto da sapatilha de pontas, o melhor aproveitamento da aula para um aprendizado eficiente e seguro, questões relacionadas ao aquecimento e flexibilidade dos dançarinos, além de treinamento suplementar e fisioterápico preventivo, dentre outros. Ainda serão discutidos aspectos que são verdadeiros mitos e precisam ser esclarecidos, como a cultura das lesões, a necessidade de um corpo especifico, as compensações anatômicas errôneas, o uso exacerbado da barra e de repetições no aprendizado da técnica. De forma complementar, uma parte prática de movimento e uso do toque será ensinada, para podermos melhorar o ensino-aprendizado destas técnicas belíssimas e acessíveis a todos.

  2. Carga Horária: 6 horas, divididas em 2 dias de 3 horas (quarta e quinta à tarde).

© 2019  YOUTH AMERICA GRAND PRIX BRASIL