ALYSSON ROCHA

 Iniciou seus estudos de ballet aos 6 anos na Escola de Dança Petite Danse, através da ONG "Dançar a Vida”, sob direção de Nelma Darzi. Em 2005 recebeu, pelo Youth America Grand Prix, bolsa de estudos para o San Francisco Ballet School onde permaneceu por 2 anos.
    Trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, São Paulo Companhia de Dança e como Convidado Principal no Ballet Etudes of South Florida, Albany Berkshire Ballet e Montgomery Ballet (Estados Unidos).
    Teve como coachs Cecilia Kerche e Pedro Kraszczuk.
    Em 2012, dançou ao lado de Claudia Mota, Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em “O Quebra Nozes”de Gisele Santoro, no Teatro Nacional Claudia Santoro, Brasilia e também na versão de Marcelo Misailidis em Juiz de Fora.
    Coreografou os espetáculos "Villa Lobos - Uma Canção de Amor", "Nos Passos da Dança” e "De Tudo se Faz Canção”para a Cia Jovem Dançar a Vida.
    Retornou ao YAGP em 2012 para o 'Job Fair’ onde foi contratado como bailarino pelo Ballett Dortmund (Alemanha). Seu repertório na Alemanha inclui trabalhos de William Forsythe, Alexander Ekman, Demis Volpi, Jiří Bubeníček e Xin Peng Wang.
    Dançou como convidado no Nureyev International Ballet Festival, Nordic Dance Festival.
    Vencedor do Prêmio "Dortmunder Löwe 2019” pelo seu projeto "Silent Orchestra" de Dança e Cultura para crianças surdas.
    Atualmente é Maître de Ballet do Ballett Dortmund (Alemanha) onde trabalha mantendo as criações de coreográfos como Douglas Lee, Giuseppe Spotta, Wubkje Kuindersma, Alexander Ekman e seu diretor, Xin Peng Wang.

© 2019  YOUTH AMERICA GRAND PRIX BRASIL